quarta-feira, março 28, 2007

A Aranha

Lá, onde passo meus dias, um após outro e depois outro, no lugar onde eu trabalho, fiz uma amiga um dia destes. Estava eu, limpando o local como faço sempre no final de todos os dias e, como que de repente, surge por trás do armarinho branco da sala da patroa uma aranha de tamanho médio e muito preta.
Minha intenção primeira foi dar-lhe uma vassourada, como seria de se esperar na minha posição de encarregada da limpeza, mas surgiu-me a questão, por quê?
Fiquei ali, cerca de meio minuto observando a criaturinha asquerosa que trabalhava dedicadamente em seu ofício de fiar teias, e confesso, tive pena.
Tivesse, meu raro leitor, passado um só motivo para fazê-lo no devanear de meus pensamentos, e eu a teria esmagado. Mas não passou. Ao invés disso fiquei lá pensando no quão maldosas podem ser as pessoas sem mesmo se darem conta do quanto.
Pobre aranhazinha, tão solitária. Não é fácil nesse mundo ser preta, desprovida de vis metais e mãe solteira. Ela trabalhava muito e com afinco, mais do que eu naquela hora, e certamente ganhava ainda menos do que eu. E assim, sem mais nem menos, apareceria alguém e dar-lhe-ia uma vassourada impiedosa sem nem ao menos deixar-lhe proferir umas quantas últimas palavras. E aí me pus a pensar em qual seriam suas últimas palavras se eu, supondo que dominasse seu idioma, lhe perguntasse. Ela poderia pedir-me que desse lembranças à mãe da qual se perdera já a um bom tempo lá pelas bandas da outra extremidade da sala; ou poderia gritar efusivamente que morre sim, mas morre honrada, virgem; ou poderia lamentar-se pelo mesmo motivo.
Resolvi então não mata-la, se o motivo de uma morte angustiante fosse esse último sugerido, dar-lhe-ia mais um tempo para que aproveitasse sim as coisas boas da sua vida de aranha formosa. E assim travamos um trato, eu não a mataria e ela me prometeria que, daqui por diante, sairia por aí a ser feliz.
Antes que eu me virasse para continuar com a varrição, fiz-lhe ainda uma recomendação, não apareças por aí quando a patroa estiver na sala.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deixa a patroa saber disso! xD