segunda-feira, abril 26, 2010

O muro e os dias de chuva

Os últimos dias têm sido chuvosos em Joinville. À primeira vista isso parece redundante, mas a chuva que tem caído não é igual a do restante do ano. É uma chuva gelada, de início de inverno. Uma chuva que foge do cotidiano joinvilense, que torna as pessoas mais tristes, pensativas sobre suas vidas. Ou não. Talvez ela seja exatamente igual às outras e seja exatamente essa sensação introspectiva que me faça a observar de outra maneira. O fato é que há dez minutos olhei para ela e a vi diferente, como quem toma ciência do peso das próprias roupas. Percebi que chovia, distingui a água que agora cai da de todos os dias.
Eu olhava as gotas caindo enquanto pensava sobre mim. Sobre os sorrisos e cafés que já não são mais os mesmos, sobre relações humanas, sobre tentar desabafar e ser interrompido por um comentário qualquer de alguém que você gostaria, mas não estava te ouvindo. Pensava sobre o que um dia foi um grande amor se transformando em asco (talvez um dia indiferença), sobre o que foi uma grande amizade se tornando afastamento, sobre o quanto o mundo girou e sobre o inacreditável que agora se concretiza. Voltei a me sentir, sozinha, perante tudo o que há, de uma forma que há muito tempo não conseguia. E isso não foi ruim, nem exclui as pessoas que amo, apenas as coloca perante mim, sozinha. Egoísmo? Individualismo? Alguém que foi mais e menos que um amigo certa vez me disse que eu era muito cheia dos ismos. Eu o chamei de pós-moderno, mas no fundo sabia que estava certo. É estranho ser plenamente convencida de alguma coisa tão surreal. Ainda mais estranho é inverter as coisas e enxergar como surreal tudo aquilo que não é o que você acredita.
Às vezes tenho medo de que nada disso faça sentido. Sinto-me presa num mundo que inventaram para mim (falo do mundo que condiz e do mundo que não condiz com minhas ideologias). Temo ainda mais não conseguir atravessar o obstáculo da vez. Eu estou correndo para um muro e não sei como me sentirei em nenhum dos lados dele.

Nenhum comentário: