quarta-feira, março 24, 2010

Monografia

Cobraram-me palavras nesse blog. Nunca antes o tempo esteve tão escasso para mim. Mentira, talvez eu já tenha tido menos tempo, mas nunca conjugado com tanto medo de não acabar uma tarefa. Tenho a sensação de que, se não entregar meu trabalho de conclusão de curso no prazo, minha vida sairá completamente dos eixos. Parece que o trem das coisas que eu planejei vai descarrilar.

Estou trabalhando com depoimentos de pessoas que viveram o início do Partido dos Trabalhadores dentro das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, nos anos 1970. Posso garantir que o material que estou encontrando é realmente rico. O meu maior temor é não saber trabalhar com ele.

Vou tentar, às vezes, escrever um pouco sobre essas conversas com pessoas que escreveram um pouquinho da história da nossa cidade. São histórias de trabalho, despertar de consciência, luta contra a opressão, orgulho, poder, fé, desilusão... Histórias com um sentido muito amplo, ou sem sentido, na opinião de alguns que agora observam a crença de toda vida apodrecida, sentada sobre um governo e uma Igreja corrompidos.

Enfim, para citar alguém que li nos últimos temos (cujo nome não lembro, pois têm sido muitos), é grande a responsabilidade do pesquisador. Não se pode entrevistar fontes encarando-as como objetos vomitadores de informação. Comunicar pode dar a essas pessoas a oportunidade de viver novamente.

Espero sinceramente honrar isso.

3 comentários:

Felps disse...

Você vai conseguir. Sempre consegue. E se não conseguir (fazer a tempo, pois um dia vai concluir), não tem problema. Vale a experiência. Espero ansiosamente para ler esse trabalho.

Maria Irene disse...

Fran, sinto a mesma coisa que você, e já faz algum tempo. Meu TCC se arrasta por dois anos, e boa parte da responsabilidade disso é minha. Não gosto de falar em culpa. Mas sei que tanto eu quanto você terminaremos este trabalho. No meu caso, estou deixando de lado um pouco do meu perfeccionismo, do meu medo de errar. Precisamos fechar o ciclo, e fecharemos sim. Boa sorte no seu TCC e em seus projetos.

“TUDO QUE É SÓLIDO DESMANCHA NO AR” disse...

;)